Carnê X eventos: o que é melhor para captar recursos?

O som da igreja é algo que precisa funcionar muito bem para que uma boa evangelização aconteça. Se não for assim, infelizmente, as consequências serão negativas. No entanto, é preciso captar recursos para investir nessa dimensão. 

A começar pelos fiéis que, com um som ruim, podem não compreender muito bem o que o padre ou pastor estão falando e o que os músicos estão cantando. A consequência disso será uma participação pouco comprometida e proveitosa, no culto ou na missa. 

Já o padre ou pastor, irritado ou no mínimo descontente com a eficácia do som da igreja, podem facilmente se dispersar e não conseguir ser um canal da graça como Deus deseja. 

É possível realizar o projeto do som da sua Igreja!

Cientes disso tudo, investir em uma boa sonorização se tornou um sonho para muitos líderes religiosos. Um sonho que alguns acreditam ser inalcançável, devido aos custos do equipamento e do projeto, além da dificuldade que tem de captar recursos para esse fim. 

Contudo, este é um sonho que pode, sim, sair do papel e se tornar realidade. Afinal, se Deus quer o melhor para todos, Ele certamente deseja o melhor para Sua Casa, inclusive quando se fala no som da igreja. 

Qual a melhor saída para conseguir um som da igreja perfeito?

Existem diversos métodos que você pode recorrer na hora de conseguir captar recursos para realizar o sonho de não ter mais problemas com o som. 

Ou melhor dizendo, trata-se não apenas de um sonho, mas de conseguir corrigir um problema sério e real. Afinal, apenas quando o som da igreja funciona em perfeitas condições é que os fiéis conseguem viver experiências importantes, marcantes para a sua fé e, por que não dizer, transformadoras. 

Contudo, antes de partirmos para o assunto “arrecadação de verbas”, cabe aqui um questionamento: Será que as pessoas estão percebendo que o som da sua igreja está com problema?

Os fiéis estão cientes do problema no som da igreja?

Muitas vezes os fiéis percebem que o som da igreja não está bom, às vezes muito baixo, às vezes muito alto, mas não se dão conta de que isso é um problema que precisa ser resolvido.

Por isso, o primeiro passo para alcançar o sonho de ter o som da igreja perfeito é deixar os fiéis a par desse problema. É preciso que eles compreendam, que percebam que um som ruim é de fato um problema e precisa de reparos. Ou seja, o som não se conserta sozinho.

Logo, é preciso que o líder religioso chame a atenção das pessoas para isso, mas já apontando para a solução encontrada: um projeto de sonorização, pensado especificamente para as necessidades daquele templo religioso, respeitando as suas características. 

Quando todos estão cientes dessa realidade, ou melhor, dessa necessidade, é mais fácil conseguir o engajamento das pessoas em campanhas para captar recursos. 

Portanto, o primeiro passo para conseguir o som da igreja perfeito é fazer com que o fiel enxergue o problema e desta forma não demore a reagir. 

Ou seja, ele logo compreende que pode e deve contribuir para passar do problema para a solução, ajudando financeiramente na elaboração do projeto de som da igreja. 

Qual melhor solução para captar recursos?

Talvez aqui a questão não seja saber qual dos dois é o melhor quando se fala em captação de recursos para o som da igreja. Você já pensou na possibilidade de ter essas duas ferramentas como aliadas?

Afinal, quando falamos em captação de recursos, todos os meios possíveis podem ser bem aproveitados e garantir bons resultados. Portanto, a diferença está em usar esses recursos da maneira adequada, explorando bem todas as possibilidades. 

Neste sentido, não apenas o carnê e os eventos, mas também outros tipos de ferramentas de captação de recursos podem ser utilizados. Já pensou em usar a vaquinha online?  

Veja como você pode aproveitar bem essas ferramentas na captação de recursos para o som da igreja!

Carnê

Não basta criar o carnê e confiar que os fiéis vão se lembrar, mês após mês, que precisam contribuir.

Aliás, é muito provável que as pessoas guardem o carnê numa gaveta e não se recordem mais dele. Por isso, é preciso recordá-las com frequência da campanha de captação de recursos para o som da igreja e estimular a sua contribuição. Faça isso em todas as celebrações.

Além disso, se possível, ofereça um incentivo a mais para a fidelidade na contribuição, como um sorteio de algum prêmio para aqueles que contribuírem todos os meses. 

Captar recursos com eventos

Eventos são uma ótima fonte de captação de recursos para projetos nas igrejas.

Geralmente os mais bem aceitos pelo público são os eventos gastronômicos. Então, abuse da criatividade.

Quer alguns exemplos de eventos gastronômicos que você pode fazer? Então tome nota: noite ou tarde do pastel; noite da sopa; jantar típico (italiano, polonês, japonês, alemão entre outros); festa junina ou julina; piquenique das famílias e outros.

Enfim, procure sempre oferecer algo diferente do que a sua igreja costuma fazer, justamente para chamar a atenção dos fiéis.

Contudo, aproveite o evento para divulgar a necessidade de um som novo para a igreja. Espalhe banners sobre a campanha, de preferência em locais de grande movimentação e em pontos que sejam notados.

Vaquinha online para captar recursos

Esta é uma ferramenta recente que tem dado resultados positivos quando o assunto é captação de recursos. Trata-se de um financiamento coletivo, online, no qual as pessoas se unem para oferecer sua contribuição.

Neste caso, as pessoas estarão se unindo para a aquisição do novo projeto de som da igreja. Todo processo é feito online e você pode acompanhar a evolução da campanha e ter ainda um canal de comunicação com os participantes.

É possível ter acesso a todos os dados, incluindo quem fez a doação, em que data, o valor e a forma de pagamento. Além disso, todo o dinheiro arrecadado fica vinculado à sua conta, no próprio site que promove a vaquinha online.

Contudo, para isso, é preciso pesquisar um site confiável que ofereça esse tipo de serviço. 

Como você pôde perceber, captar recursos para o som da igreja não é algo tão complicado. Basta planejar as ações, começando por inteirar os fiéis dos problemas enfrentados com a sonorização.

Quer se inteirar melhor dos problemas de som na igreja? Nós temos alguns materiais, como e-books e infográficos, que podem te ajudar. Acesse aqui, escolha os que mais te interessarem e baixe gratuitamente.