Como captar recursos para Igreja?

Captar recursos para Igreja nem sempre é fácil. Afinal, precisamos contar principalmente com a generosidade das pessoas, que nem sempre compreendem por que a igreja precisa de mais dinheiro. 

No entanto, mesmo depois de pronta, uma igreja sempre precisa de recursos extras. Seja para reforma, ampliação, ou para investir em equipamentos de som e fazer melhorias na iluminação e sonorização, por exemplo.  

Desse modo, talvez o maior desafio do padre ou pastor seja fazer com que os fiéis compreendam que a igreja sempre precisa de melhorias e que isso traz benefícios a todos. 

Portanto, se você também precisa captar recursos para a Igreja, mas não sabe como e nem por onde começar, fique tranquilo! Neste post você vai encontrar algumas dicas valiosas que poderão te ajudar. Confira!

Comece elaborando um bom projeto

Muitas vezes os fiéis não têm ideia do que a sua comunidade está precisando no momento. 

Afinal, apenas os mais envolvidos no serviço à comunidade possuem uma visão mais apurada da realidade à sua volta. 

Sendo assim, não são poucas as comunidades onde apenas os padres, pastores, coordenadores de pastorais e movimentos sabem das necessidades da sua igreja.

Por isso, é importante informar os fiéis acerca das melhorias que precisam ser feitas para justificar a necessidade de captar recursos para a igreja.

Elaborar um bom projeto que demonstre o problema enfrentado pela igreja e a solução encontrada para saná-lo é uma boa ideia. 

Para isso é preciso envolver profissionais capacitados! 

Por exemplo: se a sua igreja possui problemas de sonorização, algo muito comum, e precisa melhorar a acústica, você deve buscar profissionais que possam elaborar um projeto adequado a essa necessidade.

Ou ainda, se a sua comunidade precisa captar recursos para melhorar a iluminação, igualmente você precisará de um bom projeto para apresentar aos fiéis. Algo que um bom profissional poderá fazer. 

O projeto também deve conter o orçamento total da obra.

Crie uma campanha de arrecadação

Para captar recursos para igreja é necessária uma campanha bem estruturada. Para criar esta campanha, inicialmente você precisa responder a algumas questões como estas:

  • Quanto financeiramente a campanha precisa arrecadar?
  • Quanto tempo deve durar a captação de recursos?
  • Quais pessoas quero atingir com esta campanha?
  • Desejo envolver também parceiros externos, como empresas?
  • Quem serão os responsáveis por captar recursos para igreja?
  • De que maneira será feita a captação? 

Para elaborar a campanha de arrecadação o ideal é montar uma equipe que ajudará a responder essas questões e a pensar na maneira como a campanha será desenvolvida.

E quando o assunto é a ferramenta de captação é preciso um cuidado a mais. Atualmente são muitas as opções: carnês, boletos, o pix e a vaquinha online. Avalie quais destas opções são mais viáveis para a sua igreja. 

Mas, atenção, jamais escolha apenas uma ferramenta para captar recursos para sua igreja. Afinal, há quem não goste de boletos, assim como há aqueles que ainda não veem com bons olhos as ferramentas mais modernas. Portanto, é preciso ter ferramentas de captação que atenda a todos!

Para arrecadar valores mais robustos o ideal é que a campanha apresente um incentivo aos fiéis, como o sorteio de eletrodomésticos, viagens ou até um automóvel.

Confira também SOM E MÚSICA: CUIDADOS PARA NÃO ATRAPALHAR A EVANGELIZAÇÃO

Apresente o projeto e a campanha para captar recursos para Igreja

Assim que o projeto e a campanha para captar recursos para igreja estiverem prontas, é preciso apresentá-las para a comunidade.  

Escolha uma data e a ocasião mais convenientes. Você pode aproveitar um evento que reúna grande número de pessoas na sua comunidade ou criar um evento específico para a divulgação.

No momento da apresentação do projeto e da campanha, mostre claramente para os fiéis o problema e a solução encontrada. 

Apresente os valores necessários para a realização do projeto e os prazos para a captação de recursos, bem como o cronograma de realização do projeto.

Contudo, seja criativo! Não basta o padre ou pastor falar do projeto para a comunidade, é preciso ser criativo para chamar atenção dos fiéis para o problema e despertar neles o interesse em colaborar. 

Neste sentido, recorrer a recursos audiovisuais pode ser de grande ajuda. 

Planeje como será feita a divulgação 

Não basta apresentar um projeto lindo e uma campanha para captar recursos para igreja uma ou duas vezes. Procure divulgá-los em todas as ações da comunidade. 

Além disso, recorra a um planejamento de ações para divulgar a campanha. Veja algumas sugestões:

  • Se a paróquia ou comunidade possui um site, crie banners específicos para divulgar a ação, dando destaque ao assunto. Além disso, é possível ainda criar um site específico para a campanha ou uma landing page.
  • Faça postagens periódicas nas redes sociais da igreja divulgando a ação. Afinal, quando uma campanha é bem trabalhada nesse meio, pode viralizar e atingir até mesmo outras pessoas que se identificam com a sua comunidade.
  • Mande fazer banners ou faixas com imagens em 3D do projeto para colocar em pontos específicos da igreja. Opte por aqueles locais onde geralmente tem grande circulação.

Engaje os fiéis na campanha para captar recursos para igreja

Mais do que contribuir financeiramente, os fiéis também podem colaborar divulgando a campanha.

Desse modo, monte uma ou duas equipes para ficar na porta da igreja no fim das celebrações para divulgar, esclarecer dúvidas sobre o projeto, sobre a campanha e também para receber as doações. Afinal, sempre tem alguém que prefere fazer sua contribuição em dinheiro.

Crie eventos específicos para captar recursos para Igreja

Para dar uma impulsionada na campanha que visa captar recursos para igreja você pode recorrer a novos eventos.

Que tal um musical, uma noite de louvor ou até um jantar temático? Mas não basta fazer o evento é preciso apresentar o projeto e a campanha para os participantes, de modo cativante. 

Busque arrecadação de outros itens 

Nem sempre você precisa concentrar suas forças apenas no dinheiro. É possível solicitar aos fiéis outros tipos de doação. 

Por exemplo, em uma reforma onde são necessários itens que são encontrados em uma loja de materiais de construção.

Caso tenha na sua comunidade um empresário desse ramo ou um funcionário, você pode contar com o apoio dessa pessoa para arrecadar determinados itens. 

Divulgue os resultados com frequência

Seja transparente com as informações divulgando sempre os valores arrecadados e quanto falta para atingir a meta. 

Isso demonstra respeito com quem contribui e estimula novas doações. Além disso, divulgar frequentemente os resultados demonstra seriedade e responsabilidade.

Independentemente de qual seja a necessidade da sua comunidade, com estas dicas ficou ou não mais fácil planejar como captar recursos para igreja? Agora é com você! Monte sua equipe e mãos à obra!