Projeto acústico para igreja e o papel da arquitetura acústica

Você já ouviu falar em arquitetura acústica? Se você se preocupa em ter um som de qualidade na igreja, precisa saber o que é. Por isso vamos te apresentar esse conceito e o quanto ele é importante no projeto acústico de igrejas.

Arquitetura acústica, o que é?

A acústica é um dos fatores essenciais no desenvolvimento de um projeto arquitetônico, sobretudo quando se trata de um templo religioso. Trata-se de uma ciência bastante complexa e importante que está atenta à qualidade do som em um ambiente. No entanto, o erro é que só damos a devida importância a acústica quando não está bem resolvida dentro de um ambiente.

Logo, a arquitetura acústica encarrega-se da maneira como o som se comporta dentro de algum ambiente, está diretamente relacionada ao conforto sonoro de cada ambiente e sua utilização.

Sendo assim, um projeto de arquitetura acústica deve extrair todo o potencial sonoro de qualquer ambiente. E para isso são realizadas diversas análises e testes sobre cada elemento da edificação.

Portanto, são dois os principais objetivos com a arquitetura acústica: isolar os sons internos para que não ultrapassem as paredes da igreja causando incômodos na vizinha; e garantir o conforto acústico adequado dentro da igreja corrigindo a acústica do ambiente.

Vamos entender isso melhor!

PARA LER TAMBÉM

Conheça a ecologia acústica e como ela impacta no som da sua igreja

Como melhorar o som e a música da sua igreja?

Arquitetura acústica e o som dentro do ambiente

É preciso conhecer como o som se propaga para entender como a arquitetura acústica pode ajudar a sua igreja.

O som é a vibração das partículas de ar e essa vibração gera uma onda de pressão que é captada pelo nosso tímpano. Logo, quando alguém fala ao microfone, o som é projetado em todas as direções, e parte dele atinge as partes sólidas da edificação, como as paredes, o teto, as vidraças, o piso etc.

Ao atingir esses obstáculos, o som vibra e é refletido aleatoriamente. Isso é o que chamamos de som refletido. E parte dele ultrapassa essas barreiras, se espalhando pelo ambiente externo, o que pode gerar incômodos na vizinhança.

Além disso, o som refletido sofre alterações cada vez que toca uma superfície, e causa o que chamamos de reverberação, ou, popularmente, o eco. E o grau dessa alteração depende do tamanho do ambiente e do tipo dos materiais onde ele reflete.

Ou seja, tudo o que compõem a superfície das paredes da igreja, bem como do teto, do piso etc. influenciam diretamente na qualidade do som. E outro agravante é que geralmente os templos religiosos costumam ter o pé direito alto, o que também contribui para que a igreja tenha uma acústica ruim.

Sendo assim, a arquitetura acústica vem para resolver os problemas de acústica, tanto no que diz respeito à qualidade da reflexão do som, quanto ao isolamento do som para que não vaze para o ambiente externo.

Conheça as soluções apresentadas pela arquitetura acústica

Pelo que você pôde perceber até aqui, a arquitetura acústica lida com dois tipos de problemas em edificações: ruídos indesejados, como a reverberação (o eco) e o vazamento de som pelas paredes da igreja. Logo, existem também duas soluções: o tratamento acústico e o isolamento acústico.

O tratamento acústico tem a finalidade de corrigir a reflexão do som dentro da igreja, eliminando a reverberação. Sendo assim, proporciona conforto acústico para as pessoas que frequentam a igreja. Isso significa que os fiéis não terão mais dificuldades para entender o que o padre ou o pastor diz, já que sem a reverberação melhora muito a inteligibilidade do som. Além disso, também os músicos poderão sentir uma melhora na emissão do som dos seus instrumentos e da voz.

Já o isolamento acústico, por sua vez, prevê o isolamento do som que é emitido dentro da igreja, com o objetivo de evitar incômodos na vizinhança. Considerando que o som pode ser transmitido pela cobertura da igreja, paredes, janelas, piso e portas de acesso, um especialista faz um estudo para realizar um dimensionamento adequado e propor um projeto de isolamento eficiente para a igreja. 

LEIA TAMBÉM:

Como funciona um projeto de isolamento acústico para igreja

Quando a madeira é uma solução para o revestimento acústico

Como o tratamento acústico para igreja pode auxiliar o ministério de música

Qual é o momento de pensar em arquitetura acústica?

Não importa se o templo religioso está na fase de construção, reforma ou se já está pronto. Sempre é tempo de pensar em arquitetura acústica. Claro que se o projeto está na fase de construção é possível pensar em alternativas como aumento da carga estrutural dos pilares, vigas e estrutura metálica da cobertura e nos acabamentos da igreja.

No entanto, mesmo depois de tudo pronto é possível, sim, corrigir a acústica e o isolamento acústico de um ambiente. Portanto, se você deseja levar adiante essa ideia, entre em contato conosco para conhecer as nossas soluções!

Fale conosco AQUI!