Som e Música: cuidados para não atrapalhar a evangelização

Quando o assunto é evangelização, precisamos contar com dois aspectos importantes em nossas ações: som e música. Eles são eficazes quando queremos falar do Evangelho, da vida de Jesus e do seu amor.

Portanto, som e música estão a serviço do anúncio da Boa Nova do Evangelho. Precisamos fazer o possível para eles nos ajudarem a anunciar e em hipótese alguma atrapalhem.

Na música encontramos, em suas composições, oportunidades de evangelizar e transmitir uma mensagem cristã. Para que a música cumpra seu papel, temos outro aliado: o som da Igreja.

Preparamos alguns cuidados importantes para que o som e a música não atrapalhem nossas ações de evangelização.

Cuidado com o som muito alto

Quando tratamos do som de um ponto de vista técnico, entendemos que o som não pode estar nem alto demais e nem muito baixo.

O som excessivamente alto pode causar incômodo nos participantes da celebração. Algumas pessoas sentem dificuldades de se concentrar na oração quando o som está alto.

Quando o volume está muito alto, o som pode estourar, causando aquele som agudo horrível de ser ouvido. Quando o som fica estourado, acaba dispersando e desconcentrando os féis do momento de louvor e oração

O som alto pode causar ainda outros transtornos que podem atrapalhar a evangelização. 

Faça manutenção dos equipamentos de som

Além dos cuidados ordinários de uso, os equipamentos de som precisam de manutenção. Portanto, limpar os equipamentos e ajustar possíveis problemas, faz parte da rotina de quem trabalha com som e música.

Periodicamente, faça um “check up” em todos os equipamentos para detectar possíveis necessidade de troca de peças. Uma dica importante é fazer um check list e um planejamento orçamentário para realização dos investimentos.

Porventura, quando a manutenção dos equipamentos está em dia, a qualidade da comunicação do anúncio está garantida. Não podemos garantir 100% de qualidade por outros fatores, como a estrutura acústica da Igreja ou templo.

Desse modo, efetuar a manutenção, garante uma melhor qualidade e uma melhor experiência de evangelização. Afinal, não é nada agradável escutar os cantos e os louvores com um som falhando ou dando problemas.

Não esqueça da passagem de som

Uma tarefa bastante importante para que o som contribua com a evangelização é a passagem de som dos músicos.

Sendo assim, a passagem de som ajuda os ministros de música a executarem melhor o canto. Quando isto não acontece, além de comprometer a qualidade do canto, o som pode estourar.

Portanto, ao realizar a passagem de som contribuímos com a evangelização das pessoas que precisam ter uma experiência com Deus.

Sendo assim, planeje a passagem de som para, pelo menos, uma hora antes do momento inicial do evento ou celebração.

Realize ensaios da música

Outro grande desafio entre os músicos nas igrejas é com relação ao ensaio. Nem sempre encontramos tempo na agenda de todos para que os ensaios aconteçam.

A igreja pode ter o melhor som e a melhor acústica, mas se o ministério não tem qualidade, fica mais difícil.

Um ministério que ensaia, além de crescer enquanto grupo, desenvolve melhor sua missão. Desse modo, os ministros de música que ensaiam fortalecem a unidade e se tornam mais seguros da sua missão dentro da Igreja.

Desse modo, realizar ensaios podem favorecer ainda mais a evangelização. Do contrário, não ensaiar pode comprometer ou atrapalhar a missão do ministério de música.

Elabore um planejamento de som e música

Sabemos o quanto o som é importante para a vida da Igreja e para a evangelização. Portanto, ordinariamente teremos alguns custos ligados a manutenção e investimentos que para melhoria do som e da música.

Elaborar um plano de ação e um planejamento orçamentário que aporte os investimentos é de fundamental importância.

Quando mais adiamos trocar uma peça ou um fio, mais podemos prejudicar nosso som. A manutenção preventiva deve ser lembrada em nosso planejamento.

Desse modo, elabore um planejamento de atividades e eventos para melhoria do som e da música. Realize eventos e campanhas para compra de novos aparelhos de som. Contudo, planejar a avaliação e melhoria acústica do tempo, é algo bastante necessário e interessante.

Acabamos por não levar tanto em consideração a parte acústica do templo. Sendo assim, às vezes trocamos todos os equipamentos de som e não vemos melhorias, pois podem existir problemas na parte acústica.

Contratar uma empresa especializada e profissional na área é o ideal, para a elaboração de um projeto acústico.

O som e a música precisam de especial atenção na evangelização. O ideal seria não descuidar e nem tratar de qualquer modo estas duas ferramentas.

A música é dom para evangelização, com ela muitos corações são tocados pelo amor de Deus. O som é o meio utilizado para que a música seja comunicada. Precisamos investir na melhoria e na qualidade da comunicação em nossas Igrejas.

Do contrário, quando descuidamos, podemos atrapalhar nossas ações e não cumprir bem nossos objetivos.

Encerramos então com uma dica primordial. Invista em evangelização, investindo na música e no som da sua Igreja.

Preparamos matérias incríveis para te ajudar a ter um som e uma música de qualidade! Clique aqui e confira.