5 dicas de como criar um projeto de som para igreja

5 dicas de como criar um projeto de som para igreja

Você está em construção ou reforma do seu Templo e quer criar um projeto de som para a igreja? Ou, então, a sua igreja já está pronta, mas você está com problemas no som e deseja fazer um projeto? Então, este conteúdo é para você. 

Aqui nós vamos trazer dicas sobre como criar um projeto de som para igreja a fim de não ter erros. Então, fique atento e tome nota!

Antes das dicas, é preciso dizer que não é possível copiar o projeto de uma paróquia ou congregação na sua. Ainda que elas possuam uma arquitetura ou estrutura muito parecidas. 

Isso porque o projeto de sonorização varia muito! Você pode usar o mesmo profissional ou a mesma empresa, mas precisa de um projeto próprio para o tamanho e a demanda da sua igreja. 

O profissional contratado vai até o local para observar as particularidades do ambiente, analisar as possibilidades e considerar as necessidades da igreja para desenvolver um projeto. 

Para criar um projeto de som para a igreja, é preciso, por exemplo, observar a rotina da comunidade dentro da igreja e a quantidade de pessoas nas celebrações. 

É preciso observar também o tipo do piso utilizado na igreja, pois alguns deles, como cerâmica e porcelanato, aumentam a reverberação. Neste caso, uma vibração incômoda no som dificulta a clareza na audição. Por outro lado, pisos com carpete ajudam a eliminar a reverberação, porém podem dificultar a rotina de limpeza. 

Além disso, os móveis utilizados na igreja também interferem no projeto de som, assim como o pé direito alto. Igrejas grandes, cujos horários de celebração não contam com a mesma quantidade de pessoas, também é uma particularidade que deve ser observada. 

Feitas essas ressalvas, vamos às dicas!

1ª Dica: Defina qual é o objetivo do projeto de som para igreja

A primeira questão a se pensar é o porquê de um projeto de sonorização! Tendo isso definido, é mais fácil direcionar o projeto. 

Neste sentido, entre os fatores que influenciam um projeto de som para igreja estão:

  • Melhoria da qualidade do som para os fiéis no ambiente interno; 
  • Redução de ruídos gerados para os vizinhos (no ambiente externo).

A sua necessidade pode ser uma ou outra ou as duas ao mesmo tempo. 

2ª Dica: Cuide do isolamento e da acústica do ambiente

Não é possível criar um projeto de som para a igreja sem corrigir a acústica e o isolamento do ambiente. 

São eles que vão ajudar a solucionar os dois fatores que mencionamos na primeira dica: melhoria da qualidade do som e redução dos ruídos na vizinhança.

Portanto, vamos entender melhor o que são!

O tratamento acústico fará com que o ambiente interno da igreja tenha o mínimo possível de reflexões sonoras desagradáveis, como ruídos, elegibilidade, ecos, entre outros.

Por outro lado, o isolamento acústico vai isolar o ambiente para que o ruído sonoro na parte externa seja inferior ao som que é emitido dentro da igreja. Isso serve para evitar incômodos na vizinhança com o som alto.  

3º Dica: No projeto de som para Igreja dê atenção à parte elétrica

Ao criar um projeto de som para igreja, é preciso dar uma atenção especial ao dimensionamento dos cabos elétricos e à planta do cabeamento elétrico. 

Além disso, a distribuição dos pontos elétricos (tomadas) é outro ponto muito importante a ser observado. Também é preciso escolher adequadamente o local onde será instalado o quadro elétrico do sistema de som. 

Contudo, não é possível desassociar a parte elétrica do restante dos cabeamentos. 

Mas é preciso muita atenção! Afinal, o cabeamento elétrico, se passado de forma errada, pode causar interferências, perdas de sinal, ruídos, dentre outros, devido a seu campo eletromagnético. 

Por isso, é preciso projetar a parte elétrica considerando os demais cabeamentos e tubulações.

Mas isso não é tudo: é preciso cuidar para não adquirir cabos e conectores de baixa qualidade, soldas mal feitas, pois podem comprometer a qualidade do som.

4ª Dica: Cuidado com o dimensionamento das caixas de som

É preciso dedicar uma atenção especial a esta tarefa. Afinal, o mau dimensionamento e a má escolha das caixas de som podem resultar no fracasso do projeto de som para igreja.

Contudo, cada igreja tem suas particularidades ou necessidades. Por isso, precisa de caixas de som com potência específica, posicionamento específico e modelos de caixas adequados à sua realidade.

Um bom profissional de sonorização vai estudar o ambiente e definir corretamente as áreas que serão sonorizadas. 

Além disso, vai ajudar a tomar as decisões a respeito das caixas de som mais eficientes para o seu projeto.  

Uma igreja grande precisa usar caixas de som direcionais, sendo que elas precisam ser distribuídas corretamente dentro do ambiente. É preciso também se atentar à necessidade do uso de amplificadores.

Também é preciso definir o tipo de monitoração (retorno) a ser usado no projeto de som para igreja. O tipo de monitorização deve ser decidido em conjunto com a equipe de músicos, o padre ou pastor e o técnico de áudio responsável.

Existe a monitoração por fones (com ou sem fio) e por caixas de som.

5ª Dica: Escolha cuidadosamente a mesa do som

A mesa de som é um dos principais equipamentos que compõem o projeto de som para igreja. Ela precisa ser bem ajustada à necessidade da sua igreja.

Contudo, antes de escolher o melhor equipamento, você precisa fazer um levantamento de quantos canais de entrada são necessários. Ou seja, você vai precisar contabilizar os microfones, os instrumentos musicais e outras possíveis fontes sonoras, como computador, DVD, celular.

No entanto, você também precisa prever canais de entrada como sobra. Afinal, um dia ou outro pode haver um cantor ou instrumento a mais, um padre ou pastor a mais na celebração ou culto.

Além disso, ao escolher a mesa de som, é preciso também estar atento à quantidade de saídas (auxiliares). 

Trata-se das saídas auxiliares que são usadas, principalmente, na monitoração (retorno) do som, tanto por caixas de som quanto por fones. 

Além disso, as saídas também podem ser utilizadas para enviar o som para outro ambiente secundário, para transmissão ao vivo ou gravação.

Logo, assim como os canais de entrada, também as saídas auxiliares precisam sobrar, devido a imprevistos. 

Como a Liberty pode te ajudar?

Há duas décadas no mercado, a Liberty Engenharia trabalha com forro, revestimento e isolamento acústico para igrejas.

Além disso, atua também no segmento de sonorização e iluminação para templos religiosos. 

Nossos especialistas atendem igrejas de todo porte e se destacam neste mercado com projetos de qualidade e com atendimento diferenciado. 

Temos mais de 700 projetos concluídos em 15 estados do país. 

Portanto, ao criar o projeto de som para a sua igreja, não deixe de entrar em contato conosco para projetar a acústica, o isolamento e a sonorização.

Quer tirar suas dúvidas, fale conosco pelo WhatsApp, aqui!