Como envolver os fiéis em uma campanha de captação de recursos?

Levar adiante uma campanha de captação de recursos é sempre um desafio. Afinal, não basta criar uma campanha, é preciso despertar a atenção, o interesse e a fidelidade dos fiéis. Ou seja, é preciso engajá-los. 

Certamente você já sabe muito bem disso, por isso está buscando dicas para ter sucesso nessa missão.

Aqui, partimos do pressuposto de que a sua igreja já tem uma campanha de captação de recursos, seja para reforma, construção ou melhorias. 

Sendo assim, vamos trazer algumas dicas simples, porém muito eficazes, para criar o envolvimento dos fiéis com a campanha.

Se é isso o que você precisa, então tome nota! 

Campanha de captação de recursos: revise seu projeto 

Contudo, antes mesmo de se pensar em qualquer maneira de envolver os fiéis em uma campanha de captação de recursos, existe um detalhe muito importante a ser verificado. 

É preciso ter certeza de que o seu projeto foi estruturado de maneira adequada.  

Como saber? É muito simples: verifique se o projeto deixa claro para todos qual é o problema ou a necessidade da igreja naquele momento. Por exemplo: 

Problemática: Nossa paróquia apresenta problemas constantes com a qualidade do som.

Mais do que isso, o projeto precisa apresentar a melhor solução para sanar esse problema ou necessidade. 

Solução: realizar um projeto de sonorização e tratamento acústico

Além disso, o projeto precisa conter o orçamento de tudo o que será gasto nessa empreitada e até mesmo um cronograma para a sua execução. 

Essas informações são extremamente importantes, afinal ninguém faz uma doação sem saber para o que está doando.

Com um projeto perfeito, é hora de pensar na fidelização dos fiéis na campanha.

Então, vamos às dicas!

Antes, uma ressalva: Caso você já tenha feito o lançamento da sua campanha de captação de recursos, sua tendência é pular o tópico abaixo. Mas, na verdade, eu não te aconselho a isso. Aproveite para verificar se você fez uso da dica que vamos apresentar!

Agora sim, tome nota!

Faça do lançamento um momento especial 

O lançamento da campanha de captação de recursos deve causar comoção nas pessoas. É isso que vai fazer com que elas sintam vontade de se envolver no projeto e doar. 

Por isso, planeje um dia especial, um evento especial, para fazer a divulgação da campanha e conquistar os fiéis. 

Você pode escolher uma data importante ou marcante para a sua igreja, pois nessas datas os fiéis costumam comparecer em peso. Quanto maior o número de pessoas, melhor para a sua campanha. 

No entanto, se não tiver nenhuma data importante no período desejado, faça o lançamento em um dia comum. 

Porém, neste caso, escolha uma celebração que costume ter o maior número de pessoas. 

Contudo, não basta escolher a melhor data. Para chamar a atenção dos espectadores, no dia do lançamento, apresente a eles um vídeo do projeto, demonstrando como ficará a igreja com a reforma ou melhoria necessária. 

Nesse momento, conte com o apoio da empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto. A própria empresa, ao criar o projeto, pode desenvolver um vídeo com todos os detalhes. 

Para os fiéis, ver concretamente o que será feito é muito melhor do que tentar ficar imaginando como ficará a igreja com aquela reforma. Ver torna o projeto real, causa motivação e ação, ou seja, gera resultados.

Por isso esse tipo de apresentação é muito importante para o sucesso da sua campanha de captação de recursos. Se a sua campanha não aconteceu dessa forma, ainda dá tempo de providenciar o vídeo.

Use as ferramentas do marketing digital a seu favor

A doação acontece quando o fiel se sente verdadeiramente ligado àquela necessidade da igreja. 

Nesse sentido, o marketing digital pode ser um grande aliado para ajudar você a envolver as pessoas na campanha de captação de recursos. Afinal ele é uma ferramenta poderosa, pois trabalha para orientar e direcionar as pessoas.

Neste caso, o marketing será usado para atrair, educar e se relacionar com os fiéis. Isso acontece por meio de uma jornada de conteúdo que promoverá engajamento. 

Ou seja, por meio do marketing digital o fiel terá à sua disposição conteúdos significativos que podem promover a sua conexão com o problema da igreja e sua solução. Esses conteúdos o conduzirão naturalmente a fazer sua doação.

Para isso, são publicados textos específicos no site ou blog da paróquia e periodicamente são disparados e-mails sobre a campanha. Além disso, publicações nas redes sociais da igreja também são planejadas de maneira a atrair e envolver os fiéis na campanha de captação de recursos. 

Não se canse de divulgar!

Se você já divulgou o seu projeto e a campanha de captação de recursos para a sua comunidade, ótimo! Agora será o momento de reforçar. Sim, a todo momento é preciso recordar os fiéis doadores sobre a campanha. 

Afinal, quando se deixa de falar do problema, ele deixa de existir no imaginário das pessoas. 

Nesse sentido, escolha o melhor momento para falar um pouco sobre a campanha em todas as celebrações e eventos da sua comunidade. 

Além disso, procure criar eventos específicos para a divulgação e maior envolvimento dos fiéis na campanha de captação de recursos. 

Um bom exemplo são as tardes ou noites de louvor, os jantares temáticos, as quermesses, as apresentações musicais, enfim, são diversas as possibilidades. 

Dê atenção especial às formas de captação da campanha

Um ponto muito específico que se precisa dar uma atenção especial é quanto à forma de captação de recursos da campanha.

Em hipótese alguma escolha apenas uma forma para receber as doações da campanha, pois nem todos podem ter acesso a ela. 

É certo que o Pix e a Vaquinha Online são as ferramentas mais práticas e atuais. Contudo, é preciso ter em mente que nem todos têm acesso a elas. Além disso, há quem ainda não confiem nessas modernidades.

Por isso, você deve oferecer as mais variadas formas de captação de recursos para a sua campanha, desde carnês até boletos. 

Existem duas maneiras de envolver os fiéis!

Não caia no erro de achar que a única maneira de envolver os fiéis na campanha de captação de recursos é por meio da doação que cada um pode fazer.

Com ações muito simples, eles também podem contribuir muito sendo divulgadores da campanha. Veja como!

  • Divulgando para aqueles amigos ou vizinhos que não costumam estar na igreja com tanta frequência;
  • Compartilhando as postagens sobre a campanha de captação de recursos nas suas próprias redes sociais; 
  • Colocando cartazes confeccionados pela igreja a respeito da campanha no comércio local ou no seu próprio estabelecimento comercial.

Contudo, para que isso aconteça é preciso que o padre o pastor convide os fiéis a assumirem esse compromisso.

Como você pôde perceber, não é tão complicado envolver os fiéis em uma campanha de captação de recursos. Com os passos certos, é possível sim alcançar a solução para o seu projeto!