Planejar o investimento no som da igreja pode ser um grande desafio. Afinal, as igrejas contam com uma verba de certa forma limitada e que tem como origem a generosidade dos fiéis. Mas calma! Se este é o seu caso, saiba que tem solução.
Aqui pretendemos trazer 5 dicas úteis para ajudar você e sua igreja na missão de planejar o investimento no som da igreja. Portanto, tome nota!
# Dica 1: conte com um especialista no diagnóstico do problema
Se você precisa planejar o investimento no som da igreja é porque existe algum problema no som.
Porém, os problemas são variados, ou seja, tem várias situações que interferem na qualidade do som dentro da igreja.
Sendo assim, é preciso investigar o problema, e ninguém melhor do que um profissional para fazer um diagnóstico assertivo.
Logo, contar com um especialista é o primeiro passo no momento de planejar o investimento no som da igreja. Isso é necessário, inclusive, para o próximo passo, que você vai conferir na próxima dica.
# Dica 2: faça orçamento para saber quando será necessário investir
Mais do que ter clareza quanto ao real problema, para planejar o investimento no som da igreja, é preciso saber quanto é preciso dispor de verba para isso.
É como quando vamos construir; precisamos ter os orçamentos para saber quanto gastar e não ser pego de surpresa.
Além disso, ter o orçamento detalhado do que é necessário e os valores ajudam a planejar ações para captar recursos. E esta é a próxima dica!
Veja momentos em que a Liberty foi a solução para o som de Igrejas!
# Dica 3: elabore uma campanha de captação de recursos
Sim, planejar o investimento no som da igreja passa necessariamente por este passo. Afinal, é essa campanha que vai garantir os recursos financeiros para o investimento.
Portanto, dedique tempo planejando uma campanha de captação de recursos e para isso forme uma equipe de apoio.
Você pode contar com a ajuda voluntária de pessoas da sua comunidade e, para fortalecer a equipe, busque alguém que tenha experiência em comunicação e marketing. Esses profissionais podem ter muitas dicas para auxiliar nesta tarefa.
Logo, sonde entre os fiéis se existem pessoas com esse perfil e convide-as para fazer parte da equipe.
Mas, caso não encontre esses profissionais entre os fiéis, isso não significa que você pode pular a etapa de formulação da campanha de captação de recursos. Ao fazer isso você corre o sério risco de não conseguir toda a verba necessária ou então de demorar muito mais tempo para conseguir.
Logo, a solução, neste caso, seria contar com a criatividade daqueles que são parte da equipe que podem, inclusive, buscar dicas em uma pesquisa rápida na internet.
Ou então outra saída seria buscar uma ajuda profissional.
Contudo, talvez agora você esteja se questionando: Mas, afinal, o que deve ter uma campanha de captação de recursos?
Fique tranquilo, veja estas sugestões do que incluir no planejamento da campanha:
- Eventos temáticos de evangelização ou cultural, como jantares, por exemplo;
- Desenvolvimento de banners, flyers, folders e outros para divulgação;
- Campanha digital (Facebook, Instagram, e-mail marketing, etc.), entre outros.
# Dica 4: Determine ferramentas para captar recursos
Este é um dos pontos mais importantes a serem definidos ao planejar o investimento no som da igreja. Afinal, trata-se da maneira como os fiéis vão poder contribuir com a campanha de arrecadação de verbas.
Atualmente existem muitas ferramentas de arrecadação, desde carnês e boletos até o Pix e a vaquinha online. Portanto, avalie quais destas opções são as mais viáveis para a sua igreja.
Contudo, jamais escolha apenas uma opção. É preciso ter em mente que a sua comunidade é formada por jovens e idosos. Logo, todos devem poder participar, mas para isso é preciso ter ferramentas de captação que atenda a todos!
# Dica 5: Apresente para a comunidade a necessidade do investimento
Para conseguir planejar o investimento no som da igreja é preciso que todos da comunidade estejam por dentro do problema.
Claro que os fiéis percebem quando o som não está legal, mas, se ninguém relatar que de fato existe um problema, eles não serão capazes de compreender que algo precisa ser feito.
Além disso, é sabendo do problema e da necessidade de investir na melhoria do som que os fiéis terão a iniciativa de contribuir para isso.
Logo, conte com o diagnóstico feito pelo especialista no momento de apresentar para a comunidade o problema e a possível solução. Apresente também a campanha de captação de recursos e as formas de contribuição.
Contudo, não basta falar uma única vez e nunca mais tocar no assunto. É preciso sempre divulgar, bem como os eventos que foram planejados na campanha de captação de recursos.
Como você pôde perceber, planejar o investimento no som da igreja é possível sim e não é algo muito complexo de se fazer. Basta determinação e boa vontade!
Aproveite para divulgar esse conteúdo com aqueles que podem fazer parte da equipe de planejamento! Assim todos já começam a pensar a respeito.