É muito difícil uma Igreja que não tenha problemas de acústica ou que já não tenha passado por isso.
Mas a boa notícia é que existe solução! Quem já passou por esse tipo de problema pode afirmar que o tratamento acústico é de fato eficiente e melhora muito a qualidade da evangelização.
Você ainda tem dúvidas sobre a eficiência do revestimento acústico? Então este blog post é para você!
Reunimos aqui alguns cases entre os muitos trabalhos já desenvolvidos pela Liberty Engenharia para você compreender melhor como o revestimento acústico pode ser a solução para a sua igreja.
Acompanhe!
Assembleia de Deus, em Assis, contratou os serviços da Liberty
Assis é uma cidadezinha no interior de São Paulo.
O líder religioso dessa igreja, enquanto ela ainda estava em construção, já previa problemas com a acústica. Mas ele não esperou a igreja ficar pronta para agir. Imediatamente contratou a Liberty Engenharia para estar à frente do projeto e execução do sistema acústico da igreja. Dessa forma, evitaram-se gastos desnecessários futuramente.
O grande desafio desta igreja foi o fato de ela possuir uma parede inteira com vidros, o que é um grande complicador para a acústica do templo.
Neste sentido, para corrigir e obter uma maior absorção,o projeto utilizou forro acústico e o revestimento acústico. Desta forma melhorando a compreensão do que é dito e cantado.
Para que o forro tivesse um ar mais sofisticado, ele foi projetado em gesso acartonado. Porém, ainda era preciso melhorar a eficiência acústica e para isso foi utilizado também o revestimento acústico nas paredes da igreja.
Além disso, a Liberty também elaborou o projeto luminotécnico do templo. Desta forma planejou-se uma iluminação correta, evitando que a igreja fosse iluminada de forma exagerada ou que faltasse iluminação em certos pontos.
Capela Diocesana de Limeira – SP
A Capela Diocesana de Limeira estava passando por uma reforma e o arquiteto sacro responsável pelo projeto de melhoria procurou pela Liberty Engenharia.
A necessidade era melhorar a comunicação do Bispo com o clero durante as celebrações das santas Missas na capela.
Na reforma, a Capela Diocesana recebeu linhas em madeira nas paredes, que seguem em direção ao sacrário, o que faz parte do projeto de arte sacra sob a orientação do arquiteto. Por isso, o tratamento acústico para melhorar a comunicação deveria ser o mais discreto o possível, para não descaracterizar o projeto de arte sacra.
Para isso, a Liberty buscou identificar nas paredes da capela áreas livres para aplicação do Tratamento Acústico. Especificamente neste caso o revestimento acústico foi aplicado em poucas paredes, iniciando na altura do piso, seguindo em direção ao teto. O produto utilizado possui espessura de 13mm e nos permite realizar o contorno de portas e janelas com perfeição. Visualmente o resultado é semelhante à pintura, o que significa que pode passar despercebido a poucos metros de distância.
Igreja Presbiteriana Independente de Campinas – SP
A Igreja Presbiteriana de Campinas passou por uma reforma e durante a obra a Liberty Engenharia foi contratada para elaboração do projeto acústico. O objetivo era manter a reverberação sob controle.
Para isso, a Liberty fez um estudo para identificar as áreas livres para a instalação do revestimento acústico NEOFIX. Este revestimento foi instalado entre os vitrais, em forma de quadro, e também na parede do púlpito e na parede do fundo do mezanino.
Além disso, foi instalado na viga de sustentação do mezanino, de forma contínua, sem emenda, tornando sua instalação completamente oculta.
O painel NEOFIX tem alta eficiência acústica e é ideal para valorizar a arquitetura do templo religioso. É um produto discreto, possui apenas 15mm de espessura, pode ser instalado em qualquer ambiente, está disponível em diversas cores que facilmente se misturam à pintura das paredes.