Dicas para melhorar a administração do seu tempo

Dicas para melhorar a administração do seu tempo

Quem nunca abriu a boca para dizer que está sem tempo que atire a primeira pedra. Em vários momentos da nossa vida, sentimos que o tempo está passando rápido demais ou há uma sensação que estamos sempre correndo.

Afirmamos não termos tempo até mesmo para o serviço na Igreja.

No entanto, deveríamos com toda sinceridade nos questionar: o problema é falta ou a má administração do tempo?

Caso já tenha reconhecido que precisa administrar melhor seu dia, você está no lugar certo. Preparamos este post para te ajudar com dicas de como administrá-lo.

O que é administração do tempo?

A solução para os problemas que enfrentamos de falta de horários disponíveis está na melhoria da administração deste recurso.

Administrar de forma correta nosso cotidiano nos ajuda a não perdê-lo e nem desperdiçá-lo, por falta de organização.

Portanto, a administração do tempo é um recurso que nos ajuda a aproveitar melhor cada minuto do nosso dia.

Sem falar nos inúmeros benefícios que recebemos, como: maior produtividade, mais foco, mais organização, menos imprevistos, menos stress, entre outros.

Dica 1: Elabore um planejamento periódico

Planejar todas as tarefas e compromissos que precisamos cumprir é de suma importância para uma boa gestão do nosso tempo. Por isso, realizar um bom planejamento nos faz ter uma ideia do tempo que vamos gastar com cada atividade.

Podemos então realizar planejamentos a longo e a curto prazo. O importante é aproveitar esta ferramenta para otimização do uso do seu tempo.

Dica 2: Eleja prioridades no seu tempo

Sabemos que o nosso dia não tem 48 horas como as instituições financeiras afirmam. Nem sempre vamos conseguir cumprir todas as nossas tarefas, por isso precisamos aprender a eleger bem as nossas prioridades, para que saibamos utilizar o tempo a nosso favor.

Precisamos saber o que é urgente e importante e o que é importante, mas não é tão urgente. Em alguns momentos acabamos gastando tempo até mesmo com coisas que não são prioritárias e acabamos perdendo este recurso tão precioso.

Dica 3: Fuja da Procrastinação

Você sabe o que é procrastinar? Corremos o risco de nos entregarmos às distrações durante o  dia e começarmos a postergar atividades para outros momentos e até mesmo tarefas que precisamos realizar.

Quando procrastinamos, o tempo se esvai, acumulamos tarefas e acabamos perdendo tempo, quando na verdade não utilizamos bem o que tínhamos.

Podemos citar o celular como uma das maiores distrações. Corremos o risco de ficarmos presos aos jogos e às redes sociais, o que pode gerar um desperdício de tempo de coisas indispensáveis como o tempo com a família, ou até mesmo o trabalho.

Aprenda a eliminar da sua vida tudo aquilo que tem roubado seu tempo. Faça uma avaliação sincera de si e coloque limites nos ladrões do seu relógio.

Você sabe porque o som da sua Igreja é ruim? Acesse esse material que preparamos para você e saiba mais.

Dica 4: Aprenda a fazer agenda no seu tempo

O planejamento nos ajuda a ter uma visão a longo prazo das nossas atividades. Mas existem anotações e outras atividades menores que vão aparecendo durante o nosso dia.

A agenda serve principalmente para organizarmos atividades e compromissos diários, além de nos dar a maleabilidade de encaixar em nosso planejamento novos compromissos. 

Enquanto no planejamento ficamos mais ligados a datas, prazos e metas, em nossa agenda,  conseguimos trabalhar melhor com base em nossos horários. A agenda nos previne da má administração do nosso tempo, dos compromissos duplicados e dos esquecimentos.

Dica 5: Por essa dica você não esperava

Muitas pessoas até tentam organizar e planejar bem suas atividades, mas administram mal sua agenda por conta de um único motivo: não sabem dizer não!

Quando sempre dizemos sim a todas as coisas que aparecem, ou que nos pedem para ser feitas, acabamos bagunçando a organização feita previamente. Acabamos por criar uma bola de neve de atividades não feitas.

Desse modo, é como se tivéssemos preenchido nosso dia inteiro, não cabendo mais nada e, por medo de dizer não, colocamos mais atividades, que não estavam previstas, em nosso cronograma

Existem urgências e imprevistos que não vamos conseguir dizer não, mas outras coisas podemos negar e ajustar para outro momento que se encaixe na organização do tempo.

Administrar bem a rotina é uma habilidade que pode ser desenvolvida, quando exercitada. Muitas pessoas, num primeiro momento de organização, até podem ter dificuldades, mas que logo serão superadas pelo hábito de gerir bem ferramentas que facilitem o processo.