Um som perfeito para que os fiéis participem bem das celebrações, o canto seja bem entoado, é o mínimo que padres, pastores e coordenadores de Igreja precisam.
A Liberty Engenharia possui um amplo portfólio de Igrejas cristãs que resolveram seus problemas com som e música, com uma verdadeira transformação.
Nem todo problema com som está relacionado aos equipamentos de som, muitas vezes o pano de fundo é a acústica. Inclusive, escrevemos profundamente sobre isso no blogpost que está aqui. Confere só!
Leia NÃO TROQUE SEUS EQUIPAMENTOS DE SOM
Para ajudar você ainda mais, entrevistamos o Carlos Bertachi, engenheiro de telecomunicações e pós-graduado em acústica para edificações e templos, diretor da Liberty Engenharia, para trazermos dicas incríveis para que sua Igreja tenha ainda mais perfeição no som e na música. Confira!
a) Uma igreja ampla e com o teto alto tem problemas com reverberação, mas não tem como investir neste momento em acústica. É possível melhorar um pouco a qualidade do som provisoriamente, sem precisar gastar? O que pode ser feito?
Quando o problema está na acústica pouco pode ser feito no som, no entanto a aquisição de caixas acústicas específicas e posicioná-las da maneira correta pode ajudar.
Neste caso é impossível não gastar, algum investimento deve ser feito. O importante é saber o material que está sendo adquirido, sua finalidade, e o aparato técnico de especialistas que mensurem a necessidade e tragam soluções concretas para cada um dos problemas.
Minha dica é: não faça nada sozinho ou no achismo! Procure um especialista!
b) Uma igreja que sofre muito com microfonia. O que pode ser feito para amenizar isso?
Esse é um dos problemas mais recorrentes! No entanto, incomoda muito, tanto músicos, quanto a assembleia em geral.
O problema de microfonia está associado à posição entre os microfones e as caixas acústicas. Por isso, o reposicionamento das caixas acústicas pode melhorar a situação. Outra ação que pode ajudar é diminuir o volume do sistema de som.
Quando é feita a compra dos microfones é fundamental escolher os microfones do tipo direcional, a escolha correta diminuirá a microfonia. Logo, esta ação é fundamental.
c) Uma igreja investiu recentemente em equipamentos de som, mas a qualidade ainda deixa a desejar. O que pode ser feito para corrigir esta situação?
A maioria das compras não são acompanhadas de um serviço de instalação profissional. Desse modo, durante o processo de instalação, é necessário realizar o alinhamento do sistema que é um ajuste feito por computador para equalizar todo o sistema. Sem dizer que a definição adequada da posição das caixas acústicas é muito importante.
Portanto, aqui volta a minha fala anterior, é necessário sempre um apoio profissional e técnico para esse tipo de instalação.
d) Então, é importante ter uma pessoa específica, capacitada, para manusear os equipamentos de som? Ou isso não é relevante? Se for, quando não existe esta pessoa, o que pode ser feito com o intuito de melhorar?
Para operar o sistema de som da igreja, a pessoa deve ser capacitada e treinada para esta função. Sempre recomendamos que poucas pessoas tenham acesso ao controle do sistema de som
Quando não há treinamento ou capacitação, a igreja deve investir nesta área, contratando empresa que possa formar a equipe da igreja.
Por fim, é necessário investimento para que se tenha um som perfeito para todas as ações realizadas na Igreja. Sendo estruturas complexas, as Igrejas pedem assistência de técnicos especializados. Portanto, a dica final é: busque a opinião de especialistas para que se invista de forma assertiva e econômica. Na dúvida, fale com a Liberty Engenharia, damos um diagnóstico gratuito para sua Igreja. Basta clicar no link abaixo.