Uma sala empresarial que tem uma boa qualidade sonora pode colaborar positivamente no desempenho dos negócios. E, por outro lado, aquela que tem problemas com a acústica pode prejudicar seriamente todo desempenho no ambiente corporativo.
Quer saber definitivamente se a sua sala empresarial tem a qualidade que você precisa e que os seus negócios merecem? Então, observe estes sinais!
Sinais de que a sala empresarial tem problemas acústicos
Um ambiente corporativo que precisa de melhoria no que diz respeito a acústica apresenta estes sinais:
· Reverberação do som – conhecido popularmente como eco;
· Problemas com inteligibilidade;
· O som da sala empresarial passa para outros ambientes e vice-versa;
Vamos entender melhor cada uma dessas situações!
O efeito negativo da reverberação na sala empresarial
O som é uma onda mecânica que se propaga. Logo, para que isso aconteça, é necessário que um meio material propague as vibrações causadas pela fonte sonora.
Já a reverberação é um fenômeno ondulatório que está relacionado com a reflexão do som, ou seja, com a sua propagação e com o intervalo de tempo necessário para a percepção do som refletido.
Porém, quando o intervalo de tempo não é suficiente para distinguir o som refletido do som original, temos a reverberação – ou o eco. E se tem algo que tira o foco das pessoas em uma reunião, por exemplo, é o som reverberando.
Inteligibilidade na sala empresarial
Sabe quando é possível ouvir, mas não é possível compreender claramente o que está sendo dito por um interlocutor? Estamos falando de problemas de inteligibilidade do som.
Assim a inteligibilidade é a característica do que é inteligível, ou seja, do que conseguimos compreender bem, com clareza. Sendo assim, a inteligibilidade é um dos aspectos que determinam a qualidade do som, uma vez que está relacionado à clareza com a qual o áudio chega aos seus ouvintes.
Nesse sentido, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) tem uma norma específica, cujo objetivo é determinar os métodos que classificam a qualidade do som. E na prática, um som de qualidade é aquele em que as pessoas conseguem ouvir vogais e consoantes corretamente, identificar estruturas de palavras e entender o significado das frases.
Ou seja, a inteligibilidade é determinante para se fazer compreensível, já que o objetivo é entregar o som com clareza suficiente para ser entendido.
Logo, uma sala empresarial com problemas de inteligibilidade verá seus negócios afetados de maneira muito ruim, já que compromete a compreensão da mensagem.
Imagine um gestor que transmite informações aos colaboradores e se vê frustrado porque eles não executam o que foi pedido ou da maneira que foi pedido. Imagine aquela reunião de negócios decisiva, cuja apresentação foi bem planejada e que tem tudo para dar certo, mas que no fim não deu em nada!
Estes são apenas 2 exemplos do que pode acontecer quando a acústica é ruim e não favorece a inteligibilidade.
Vazamento de som na sala empresarial
Ter uma sala empresarial livre de grandes ruídos externos é importante para manter a concentração dos colaboradores e dos convidados.
Ao mesmo tempo, é imprescindível que tudo o que é dito no ambiente corporativo permaneça apenas dentro dele, principalmente nas reuniões de negócios. Afinal, muitas vezes as informações são sigilosas.
Logo, se a sua sala empresarial tem dificuldades em barrar o vazamento tanto do som externo quanto interno, isso pode ser comprometedor.
O que também é mais um sinal de problema acústico e que precisa urgentemente ser resolvido pelo bem dos negócios.
Então, como solucionar todos estes problemas?
A solução se concentra exclusivamente na acústica da sala empresarial.
Ou seja, cuidando da acústica, é possível isolar os sons internos e externos, além de acabar com o desconforto causado pelo eco e com os problemas de inteligibilidade.
O tratamento acústico pode ser feito em toda a extensão da sala empresarial, ou apenas na sala de reuniões. Pode abranger o piso, o forro, as portas e as paredes com aplicação de forro acústico ou painéis de revestimento.
Para isso, é preciso fazer um estudo do espaço a fim de propor os ajustes na acústica de acordo com as características e as necessidades do espaço. Este estudo vai, por exemplo, determinar qual o melhor material para se usar e a quantidade necessária para a melhor eficiência.
Além disso, tudo é feito de maneira que valorize o design da sala empresarial.
Diferentes tratamentos para a sala empresarial
Neste sentido, a Liberty Engenharia oferece 3 tipos de forro acústico:
Em primeiro ligar, o Forro acústico em madeira – que permite criar diversos desenhos, formatos, geometria e layouts;
Há também o Forro acústico metálico – que, além de ser um produto leve, possui ampla variação de cores;
E o forro acústico fiber clean – que tem acabamento moderno, plano regular e que pode facilmente associar a outros elementos de design, como sancas para iluminação.
Além disso, dispõe de 2 tipos de revestimento acústico. São eles:
Revestimento acústico em madeira – que cria um design lindo e eficiente, tornando a sala empresarial um ambiente agradável e acolhedor;
E o revestimento acústico NeoFix – com painéis acústicos de alta performance que possuem acabamento discreto a fim de se integrar ao ambiente sem chamar atenção.
Enfim, melhore o desempenho da acústica da sua sala comercial e sinta-se mais confiante para cuidar dos seus negócios!