Como uma iluminação insuficiente influencia na evangelização

Como uma iluminação insuficiente influencia na evangelização

Uma boa iluminação consegue tornar qualquer espaço mais acolhedor e receptivo, inclusive a igreja, tornando o ambiente mais propício às orações e momentos de fé. Mas o contrário, ou seja, a má iluminação pode influenciar de maneira muito negativa.

Vamos entender isso melhor!

A importância da iluminação na Igreja

Você já pensou que a iluminação interfere na percepção visual que cada um dos fiéis tem do espaço sagrado?

Sim, a experiência dos fiéis está diretamente ligada à sua percepção visual do espaço e de todos os seus elementos. Isso significa que tudo o que está a sua volta, dentro da igreja, lhe trará estímulos visuais. E esses estímulos poderão causar sensações que podem ser tanto positivas quanto negativas.

Logo, a iluminação, além de proporcionar claridade ao ambiente, tem um papel fundamental na percepção visual dos espaços celebrativos.

Neste sentido, a iluminação é um elemento funcional que deve contemplar não apenas a arquitetura da igreja, mas ela precisa também facilitar e destacar o mistério celebrado.

É necessário uma boa integração da luz natural com a artificial a fim de favorecer o acolhimento, a oração individual e estimular a ativa participação dos fiéis nas celebrações.

Em que a luminosidade interfere?

A má iluminação influencia diretamente na evangelização. Mas como e por quê?

Existem alguns critérios de qualidade da iluminação que devem ser levados em consideração conforme o uso, o local ou a tarefa a ser executada.

E esses critérios estão relacionados às características do ambiente (grandes, pequenos, profundos, curtos, altos, baixos etc.).

A partir disso é preciso pensar na escolha das luminárias, mais do que isso, é preciso pensar nos elementos de distribuição da luz nas superfícies e na uniformidade da iluminação.

É preciso ter em consideração também as luminâncias, a aparência e contraste de cor, modelagem dos objetos e feições, controle e integração da luz natural, reflexos, brilhância, efeito de tremulação e controle do sistema.

Enfim, são tantos termos técnicos que podem até dar um nó em nossos pensamentos. Mas, para você entender, vamos exemplificar!

Existe o índice de reprodução de cor (IRC). Ele quantifica a fidelidade com que as cores são reproduzidas sob uma determinada fonte de luz.

Por que este índice é importante? Porque quando o índice de reprodução de cor é muito baixo, as cores reproduzidas são distorcidas e isso pode influenciar no psicológico das pessoas fazendo com que elas tenham sensações indesejadas.

Logo, a iluminação interfere não apenas na leitura da Palavra ou para facilitar a visualização de um modo geral, mas ela atua diretamente no emocional dos fiéis.

Além disso, a iluminação insuficiente faz com que os fiéis forcem a visão provocando cansaço e dor de cabeça.

O que caracteriza uma iluminação insuficiente?

Níveis muito altos de iluminação são desconfortáveis para os olhos, mas uma iluminação insuficiente também pode atrapalhar e muito. Mas como saber se a iluminação que tenho na igreja é suficiente ou não?

Para ajudar a descobrir, vamos listar algumas características de uma iluminação insuficiente. Entre elas estão:

·         Distribuição incorreta ou insuficiente da intensidade luminosa;

·         Cor inadequada da luz, o que dificulta a visão e impacta no estado emocional;

·         O mau direcionamento da luz;

·         Lâmpadas, refletores e demais objetos de iluminação com mau funcionamento.

Além disso, a falta de um bom projeto luminotécnico em igrejas pode também ocasionar três erros graves:

·         Aquisição de lâmpadas e luminárias com baixo fluxo luminoso, que são insuficientes para a leitura; ou com fluxo luminoso exagerado, o que vai resultar no alto consumo de energia;

·         Má posicionamento das luminárias, que gera ofuscamento e cria áreas de sombra e pouca visibilidade;

·         Má distribuição dos circuitos, o que não é favorável para criar ambientes mais intimistas para momentos de oração e louvor.

Neste sentido, é necessário a realização de estudos técnicos de iluminação, que irão especificar o conjunto de lâmpada/luminária adequada para atendimento das normas vigentes.

E assim se tem a garantia de que a iluminação permitirá a leitura e a visualização de tudo de forma saudável, evitando esforços visuais desnecessários e sem provocar emoções negativas.

Cuide da iluminação da sua igreja com a Liberty

A Liberty Engenharia está no mercado há mais de 20 anos. E uma de suas áreas de atuação compreende apresentar soluções de iluminação para igrejas.

Compreendemos o sistema de iluminação como parte da comunicação na igreja, portanto sua função vai muito além de manter a igreja iluminada.

Trabalhamos para que a iluminação, devidamente projetada, possa realçar a arquitetura e a construção da igreja, valorizar elementos iconográficos tais como, vitrais, pinturas e detalhes no altar.

Em nossos projetos, sempre buscamos atender os índices recomendados por norma para garantir a boa iluminação para o conforto dos fiéis bem como para a leitura da Palavra de Deus.

E nós queremos ajudar sua igreja, por isso, conte conosco para ter uma iluminação de qualidade. Solicite o seu orçamento!

Temos vários materiais técnicos que podem ajudar sua igreja. Conheça e baixe os seus gratuitamente, AQUI!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *